Desenvolvemos projetos na modalidade EPCM (Engineering, Procurement and Construction Management) e pleno uso do Guia PMBOK® como base de referência.

Contamos com profissionais especialistas nas disciplinas de Civil, Arquitetura, Mecânica, Tubulações, Sistemas Elétricos, Instrumentação, Automação, HVAC, Sistemas de Águas e Efluentes.

Nosso portfólio de serviços em Gerenciamento de Obras e Projetos:

 Escopo do Projeto

Desenvolvimento do Escopo e definição da EAP – Estrutura Analítica doProjeto, entendimento do(s) cenário(s), dos objetivos do cliente, dacomplexidade e dos riscos envolvidos, hipóteses bem concebidas.  

 Projeto Básico

( i ) Pesquisa e definição da Tecnologia de equipamentos e serviços,desenvolvimento de modelagem em 3D, layouts, plantas e cortes em 2D,fluxogramas PFD (Process Flow Diagram), fluxogramas P&ID (Piping andInstrumentation Diagram), diagramas elétricos, etc.

( ii ) Apoio na escolha da localidade do empreendimento (terreno,instalações existentes), matriz energética disponível, legislação local, etc.

( iii ) Estimativa de orçamento na fase de ‘projeto básico’ precisão +10%.

 Projeto Executivo / Engenharia de Detalhamento

( i ) Desenhos isométricos, típicos de tubulação e montagem,detalhamentocivil e arquitetônico, detalhamento de sistemaselétricos, deinstrumentação e automação, folhas de especificação, listasdemateriais, típicos de montagem civil, mecânica, elétrica einstrumentação e automação.

( ii ) ‘Vendor List’ do projeto.

( iii ) Estimativa de orçamento fase de ‘projeto executivo’ precisão +5%.

 Procurement – Planejamento e Gerenciamento de Compras

Processos de licitação (preparação de cartas convite, editais), equalizaçãode propostas, recomendação dasmelhores alternativas,diligenciamento defornecimentos especiais, inspeção no recebimento,etc.

 Cronograma Geral do Projeto

Com base no EAP, preparação do cronograma em MS Project, definiçãodalinha de base e monitoramento do avanço. Revisão do cronogramaemfrequência quinzenal.  

 Coordenação de Empreiteiras e dos trabalhos em campo

Definição de Indicadores de Desempenho para as empresascontratadas.Alocação de equipe competente responsável por coordenar efiscalizar a execução das atividades em campo, com respeito àsegurança, organização do canteiro de obras, guarda e controle demateriais do projeto, conduta de respeito ao meio ambiente, etc.

 Gestão de Desempenho do Projeto

Definição de Indicadores de Desempenho do Projeto, monitoramento etratamento de desvios de duração, custo e qualidade das atividades.Detecção das oportunidades que podem surgir durante o projeto.  

 Gestão de Comunicação

Matriz de Comunicação contemplando os setores envolvidos, definição deagenda de reuniões com participantes, frequência e pauta pré-definidas. Emissão de Relatório Mensal do Projeto informando avanço,atividades realizadas e em andamento, desvios e upsides observados,prioridades, estatísticas de segurança, controle orçamentário, imagens, etc.

 Controle de Budget e Ordens de Compra

Controle de Custos realizados vs. orçados, fluxo das ordens de compra demateriais e serviços contratados.

 Planejamento de Startup, Comissionamento e Validação

Comissionamento e testes de performance, verificação de suprimentos erecursos para o startup, auditoria pós-obra, manual deoperação, lista detroubleshooting, atendimento a compliance ref. segurança, permissõeslegais e requisitos de órgãos públicos, testes, procedimentos iniciais delimpeza, energização, limpeza, validação de processos, etc.

 Obtenção de Licenças de Instalação e de Funcionamento

Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental, descrição doempreendimento, apresentação e interface com os órgãos fiscalizadoresda localidade, concessionárias de água e energias, etc.

 Plano Diretor (Master Plan)   

Desenvolvimento de Plano Diretor para complexos industriais, operadoreslogísticos, centros comerciais e empresariais.

 Assessment e Plano de Recomendações para Certificação LEED

Plano de Recomendações para obtenção da certificação LEED do novoempreendimento conforme nível desejado (Green, Silver, Gold, Platinum).

 Avaliação da Maturidade e Competitividade de Projetos  

Com base na metodologia FEL, desenvolvimento de estudo visandogarantiro nível de maturidade das escolhas feitas nas diversas fasesdo projeto:escopo, tecnologia, processos a adotar, engenharia,capacidades, etc.